terça-feira, 4 de setembro de 2012

Brigando com o front-end

Quem me conhece sabe que não sou lá essas coisas no front-end. Mesmo assim, resolvi fazer uma compilação de links com coisas que andei lendo e ouvindo nos últimos dias. Vou focar no Frontend WEB. Afinal iOS e Android já estão em um outro patamar e ficam para um próximo post. Basicamente minhas referências foram: Grok podcast e o Tableless.

HTML 


  • Existe essa ferramenta bastante interessante mas que muitos odeiam, o Haml um tipo de gerador HTML mais utilizado no ASP, PHP, RUBY.

CSS 


  • Temos o SASS. A ideia dele é tornar a escrita de CSS mais simples e limpa. Na verdade é um primo do HAML.

Javascript 


  • Uma lista muito boa da Smashing Magazine.
  • Para BDD com Javascript vejam o Jasmine. Fiquei impressionado, muito legal. Testar Javascript parece até divertido com o Jasmine. :D
  • O script Retina.js é bem interessante. Ele analisa se o dispositivo no cliente possui tela Retina e procura uma imagem com o final do nome como @2x.png para exibir. Deem uma olhada no link.

Setup Inicial


Um Tweet do Tableless citou o setup inicial com os seguintes itens:

  • jQuery,
  • Chosen (plugin para select boxes, deixa-os muito mais bonitos e user-friendly),
  • Modernizr(Facilita a verificação de compatibilidade do browser com HTML5, CSS3),
  • IcoMoon(ícones + ícones),
  • font-face(Fontes! Quanto as fontes, eu sou uma negação, precisa-se de um conjunto de soft skills que ainda não possuo e olhe lá se vou possuir um dia! :D ),
  • 1140 grid (Dizem que não é só pra alinhar né? :D Brincadeira desiners! Não me arriscarei a explicar o lado psicológico de Grid, já falei enquanto eu não precisar de verdade essa não é a minha, mas é legal.) ,
  • Normalize(HTML5 alternativa para CSS resets, é usado em vários projetos grandes.)
Adiciono mais um que é bastante indicado em vários sites


Desempenho



Deixe seus links nos comentários e seja feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário